Workshop “Alimentação Anti-Cancro”, dia 20 de Julho

Dia 20 de Julho teremos em Lisboa, no Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese, mais um Workshop onde faremos uma apresentação acerca da importância da alimentação na prevenção e tratamento complementar do cancro. Trata-se de informação prática, fundamentada e baseada em evidências. Destina-se a todos aqueles que lidem, já tenham lidado ou não queiram vir a lidar com esta doença.

“Segundo os números oficiais atualmente disponíveis, 30 a 40% de todos os cancros estão relacionados com a alimentação. Se somarmos a isso mais 30% de cancro que estão relacionados com o tabagismo podemos facilmente perceber que pelo menos 60 a 70% de todos os cancros poderiam ser evitados se alterássemos esses fatores de risco. Estudos recentes mostram que não só a alimentação tem um papel importante no desenvolvimento do cancro, como pode afetar positivamente a sobrevivência após o diagnóstico, diminuindo em alguns casos as probabilidades de recidiva. O que comemos todos os dias interfere de forma determinante na origem mas também na resolução deste e de muitos outros problemas de saúde”.

https://www.schoolbiosynthesis.com/index.php?Pagina=admin%2Fmodulos%2Fdestaques%2Fver_destaque&ID=130&Lingua=pt

Os números oficiais dizem-nos que pelo menos 1/3 de todos os cancros são causados por questões relacionadas com a alimentação. Alimentarmos o nosso corpo representa uma atividade da qual depende uma boa qualidade de vida. Longe de representar apenas um aporte calórico destinado a dar energia e tirar a fome, os alimentos são e devem ser entendidos como medicamentos com propriedades muito específicas, desenvolvidas ao longo de milhares de anos pelos processos naturais da evolução biológica.

Esta mudança de paradigma urge numa sociedade onde a alimentação deixou de ser vista como um instrumento terapêutico central da nossa relação com a doença, e onde se verificam números alarmantes na incidência de cancros e doenças degenerativas. Os números dizem-nos que 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 2 homens terá cancro até ao final da sua vida. Recentes estudos epidemiológicos mostram claramente a relação que existe entre a incidência de certos tipos de cancro e os hábitos de alimentação característicos de cada cultura. A dieta ocidental pode mesmo ser hoje considerada a dieta que reúne os maiores fatores de risco que são possíveis de combinar numa só refeição.

“Depois de tudo o que aprendi ao longo destes anos de investigação, se me pedissem hoje para elaborar uma dieta que promovesse ao máximo o desenvolvimento do cancro, eu não teria nada a acrescentar à nossa alimentação atual!”
Dr. Richard Beliveau

Trata-se pois de uma questão de responsabilidade não só individual mas também social e global reeducarmo-nos no sentido de uma alimentação mais consciente, respeitando uma das premissas basilares do pai da Medicina Ocidental, Hipócrates: “Que o teu Alimento seja o teu Medicamento”.

Assumindo que os alimentos de origem vegetal representam a melhor fonte de substâncias com reconhecidas propriedades anticancerígenas, propomo-nos neste workshop conhecê-los melhor, o modo como atuam e interferem nos mecanismos biológicos do cancro e sugestões saborosas de os preparar numa autêntica refeição anti-cancro. Façamos então da nossa cozinha uma verdadeira farmácia, aliando estes poderosos alimentos a uma experiência de texturas e sabores igualmente prazerosa.

“Precisamos de começar a perguntar-nos o que podemos fazer por nós. Nós podemos tomar o nosso poder (empower ourselves) e fazer as coisas que os médicos não podem fazer por nós, o que significa usar o conhecimento para tomar medidas. O que nós comemos é na realidade a nossa quimioterapia 3 vezes por dia.”
Dr. William Li, TED.

Tópicos a serem desenvolvidos:
– Factos e Números sobre o Cancro.
– Recomendações Oficiais sobre Cancro e Alimentação.
– Carcinogénese – mecanismos biológicos do cancro.
– Principais Alimentos Anti-Cancro.

Com: Gabriel  Mateus
Data: 20 de Julho de 2012 (sexta-feira)
Horários: 18h30 às 22h
Local: C.P.S.B. – Av. 5 de Outubro, nº 122 – 5º Esq.
Investimento: 10€ Associados e 15€ não Associados
Receitas para o Projecto SAFIRA

Confirmação obrigatória: 21 793 53 26 ou geral@cfpsb.com 

Inscrições limitadas