fazer-da-cozinha-uma-farmacia-gabriel-mateus

Fazer da Cozinha uma Farmácia

O curso “Fazer da Cozinha uma Farmácia” é uma experiência imersiva que convida a conhecer a relação fundamentada entre a alimentação e a saúde humana e planetária. Através de uma abordagem teórico-prática, procuramos transmitir ferramentas úteis para transformar a alimentação num aliado poderoso para o bem-estar físico e mental, enquanto contribui para combater a crise climática. Ao longo do curso pretendemos:

Conhecer os conceitos gerais e fundamentos científicos de uma alimentação saudável e sustentável;
Conhecer o impacto da alimentação no ambiente e a importância das escolhas alimentares no combate à crise climática;
Conhecer a importância da alimentação e das dietas de base vegetal na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas;
Conhecer os benefícios e cuidados a ter para uma dieta de base vegetal saudável;
Desvendar mitos e equívocos comuns sobre nutrição e dietas de base vegetal;
Conhecer as propriedades dos alimentos e como tirar o melhor partido dos mesmos;
Preparar receitas de base vegetal saudáveis, equilibradas e saborosas.
Inspirar para uma existência mais consciente, saudável e empática.

Estas formações existem em formato presencial e online. 

A quem se destina o curso?

Destina-se a todos aqueles que pretendam ter um conhecimento prático, baseado em evidências, sobre o papel da alimentação na saúde humana e planetária, na prevenção de doenças crónicas e na preservação do ambiente, com especial destaque para a prevenção do cancro. O curso é frequentado por todo o tipo de pessoas, desde interessados em nutrição, até profissionais de saúde como médicos e nutricionistas.

Posso fazer o curso em quanto tempo?

O curso tem uma duração de cerca de 54 horas no total, das quais 18 horas são aulas práticas e as restantes teóricas, dadas intercaladamente. As aulas têm a duração de 3 horas, são semanais e dadas em horário pós-laboral, sendo transmitidas em direto e gravadas para posterior visualização. A duração total pode variar mas é de cerca de 3 meses.

Não posso assistir a todas as aulas. É possível recuperar a matéria dada?

As aulas teóricas do curso são gravadas, podendo ser posteriormente visualizadas. As mesmas ficam disponíveis até 1 mês após a conclusão do curso. As aulas práticas não são gravadas.

Não me encontro em Lisboa. Posso participar no curso?

Sim, o curso é transmitido por videoconferência, podendo ser assistido a partir de qualquer ponto do país ou do mundo.

Posso fazer apenas a parte teórica ou prática do curso?

Sim, é possível apenas frequentar um dos módulos do curso. No entanto, é desejável frequentar a totalidade do mesmo, nas suas componentes teóricas e práticas.

São necessários conhecimentos prévios de nutrição?

Embora o curso tenha uma forte base científica, não são necessários conhecimentos prévios de nutrição. Espera-se, no entanto, que os participantes se sintam confortáveis com aulas teóricas intensivas, sem deixarem de ser apelativas.

São oferecidos materiais didáticos de apoio?

Todos os materiais utilizados nas apresentações são disponibilizados aos participantes no final de cada sessão.

É possível participar nas aulas?

Sim, é possível e desejável que haja interação durante as aulas. Tal interação enriquece os conteúdos e permite a partilha de experiências pessoais ao longo do curso. Essa participação acontece tanto para os que participam presencialmente como aqueles que assistem à distância.

Tenho uma doença crónica. O curso será adequado para mim?

O curso não pretende oferecer conselhos médicos ou substituir nenhum tratamento em curso. O principal objetivo do curso é dar a conhecer a importância da alimentação na prevenção de doenças crónicas e no combate à crise climática. No caso de doença, todas as alterações na alimentação deverão ser acompanhadas e adaptadas ao caso individual pelos profissionais de saúde responsáveis.

O que distingue este curso de outros que já existem?

Trata-se de um curso muito completo e abrangente, baseado na melhor evidência científica disponível, continuamente atualizada, complementado por uma componente prática onde os participantes podem aprender e provar receitas de base vegetal. Em cada edição os conhecimentos e os materiais atualizados são revistos de forma a garantir que o conhecimento transmitido é o mais fundamentado, atual e apelativo. 

Quem são os formadores do curso?

A parte teórica é da responsabilidade de Gabriel Mateus (Mestre em Nutrição Clínica) e convidados e a parte prática é assegurada por diferentes formadores convidados.

As aulas práticas são acessíveis a participantes com doença celíaca ou alergias alimentares?

As receitas das aulas práticas são 100% vegetais, com recurso a cereais integrais, leguminosas, hortícolas, frutos, oleaginosas, sementes e óleos vegetais. Embora possam existir algumas receitas sem glúten, a maior parte das mesmas incluem cereais com glúten. Não podemos igualmente garantir receitas que excluam alimentos aos quais os participantes sejam individualmente alérgicos.

Não como soja. Posso fazer a parte prática do curso?

A soja é um ingrediente comum nas nossas receitas, pelas suas inúmeras vantagens nutricionais. Muitos dos mitos associados ao alimento são esclarecidos ao longo das aulas teóricas.

Posso obter um certificado no final do curso?

De momento, o curso apenas disponibiliza um certificado de presença.

Eat2Care

Contactos

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter