Dietas de Base Vegetal
Inúmeros estudos sugerem que as dietas de base vegetal, que incluem cereais integrais, gorduras saudáveis insaturadas, frutos, vegetais e ácidos gordos ómega-3 poderão ser eficazes na prevenção de doenças cardiovasculares e outras doenças crónicas.
No entanto, uma dieta de base vegetal não significa automaticamente que estamos protegidos contra doenças crónicas. O facto é que existem muitos caminhos para uma dieta pouco saudável, mesmo em dietas de base vegetal.
Uma dieta vegetariana pode ser muito rica em farinhas e cereais refinados, açúcares adicionados e gorduras pouco saudáveis, o que a torna um forte candidato a aumentar o risco de doenças.
Nesse sentido, convém diferenciarmos dietas de base vegetal em função da qualidade das mesmas de forma a obtermos benefícios para a saúde. Por outro lado, existem algunscuidados que devemos ter para garantir que não existam carências nutricionais numa dieta de base vegetal.
Neste webinar vamos conhecer os nutrientes limitantes numa dieta de base vegetal mas também esclarecer dúvidas e mitos comuns sobre essas dietas. Alguns dos temas que vamos abordar neste webinar:
Formador
Gabriel Mateus
Duração
3h09 (gravado em 2024)
Metodologia
Gravação de webinar transmitido ao vivo. Baseia-se nas aulas que fazem parte do curso “Fazer da Cozinha uma Farmácia” Estas aulas têm uma vertente científica muito rigorosa no qual são analisados vários estudos científicos. Embora seja acessível a qualquer um que queira adquirir conhecimentos baseados em evidência na área da nutrição, espera-se que se sintam confortáveis com aulas teóricas intensivas, sem deixarem de ser apelativas. As aulas são apoiadas pela projeção de slides, sendo estes posteriormente disponibilizados para os participantes.
Preço
40€
A quem se destina o webinar?
Destina-se a todos aqueles que pretendam ter um conhecimento prático, baseado em evidências, sobre o papel da alimentação na saúde humana e planetária, na prevenção de doenças crónicas e na preservação do ambiente, com especial destaque para a prevenção do cancro. O curso é frequentado por todo o tipo de pessoas, desde interessados em nutrição, até profissionais de saúde como médicos e nutricionistas.
Qual a duração do webinar?
Os webinars têm a duração de cerca de 3 horas, geralmente em horário pós-laboral.
Não posso assistir em direto. É possível adquirir posteriormente?
Sim, os webinars são gravados e podem ser adquiridos posteriormente.
São necessários conhecimentos prévios de nutrição?
Embora o webinar tenha uma forte base científica, não são necessários conhecimentos prévios de nutrição.
São oferecidos materiais didáticos de apoio?
Todos os materiais utilizados na apresentação são disponibilizados aos participantes no final de cada sessão.
É possível participar no webinar?
Sim, é possível e desejável que haja interação durante o webinar. Tal interação enriquece os conteúdos e permite a partilha de experiências pessoais ao longo do curso. Essa participação acontece tanto para os que participam presencialmente como aqueles que assistem à distância.
Posso obter um certificado no final do webinar?
De momento, o webinar apenas disponibiliza um certificado de presença.
Nota
Estes webinars têm como objetivos transmitir conhecimento gerais sobre saúde e nutrição. Não pretendem dar conselhos médicos individuais, nem substituem o acompanhamento personalizado por profissionais de saúde. Todas as alterações na alimentação deverão ser acompanhadas e adaptadas ao caso individual por nutricionistas ou outros profissionais de saúde.