O curso Fazer da Cozinha uma Farmácia é um curso teórico-prático onde os alunos têm acesso a informação rigorosa e bem fundamentada sobre o papel da alimentação e dietas de base vegetal na saúde e no ambiente. Nas aulas práticas ensinamos como preparar refeições saudáveis, nutritivas e saborosas com base nos ensinamentos obtidos nas aulas teóricas.

 

“Os próximos anos serão os mais decisivos da nossa história. Impedir o aquecimento acima dos 1,5°C é possível mas obriga a alterações rápidas, abrangentes e sem precedentes em todos os aspetos da sociedade.”

 

Relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC), ONU, 2018.

 

Estamos no momento mais importante das nossas vidas. De acordo com a ONU, temos 12 anos para conseguirmos realizar as mudanças na sociedade que permitem travar as alterações climáticas. Somos a última geração que ainda o pode fazer. Uma das medidas mais importantes e poderosas para o conseguir passa por alterarmos o nosso paradigma alimentar, consumindo mais plantas e menos produtos animais. Aprendermos a fazer uma dieta de base vegetal é o melhor contributo que podemos dar a nós próprios mas também à sociedade e ao planeta.

 

“A transformação para dietas saudáveis até 2050 vai requerer alterações substanciais na alimentação. O consumo global de frutos, vegetais, frutos secos e leguminosas terá de duplicar, e o consumo de alimentos como carne vermelha e açúcar terá de diminuir mais de 50%. Uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e com menos alimentos de origem animal confere uma melhor saúde e benefícios para o ambiente.”

Water Willet, Relatório EAT-Lancet, 2019.

 

Em todo o mundo, uma má alimentação é responsável por mais mortes do que todos os outros fatores de risco, incluindo o tabaco. Uma dieta de base vegetal saudável, rica em legumes, frutos, cereais integrais, leguminosas, frutos secos e sementes é a melhor forma de diminuir o risco de doenças crónicas, além de diminuir muito o impacto ambiental da nossa alimentação.

 

“A evidência aponta não só para a importância do consumo regular de produtos de origem vegetal, como para o facto de uma alimentação exclusivamente baseada nestes produtos ser igualmente ou até mais protetora da saúde humana.”

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, DGS, 2015.

 

Estas formações existem em 3 modalidades distintas: curso presencial, curso online e workshops. Para mais informações consultar o nosso site ou contactar-nos através do info@eat2care.org.