Loading...
Sobre Nós 2020-03-24T19:10:31+00:00

Eat2Care

A Eat2Care é uma plataforma de serviços e produtos que visam promover estilos de vida saudáveis, facilitar a transição global para um paradigma alimentar sustentável e inspirar para uma participação ativa na sociedade.

 

“Os próximos anos serão os mais decisivos da nossa história. Impedir o aquecimento acima dos 1,5°C é possível mas obriga a alterações rápidas, abrangentes e sem precedentes em todos os aspetos da sociedade.”

Relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC), ONU, 2018.

 

Estamos no momento mais importante das nossas vidas. De acordo com a ONU, temos 12 anos para conseguirmos realizar as mudanças na sociedade que permitem travar as alterações climáticas. Somos a última geração que ainda o pode fazer. Uma das medidas mais importantes e poderosas para o conseguir passa por alterarmos o nosso paradigma alimentar, consumindo mais plantas e menos produtos animais. Aprendermos a fazer uma dieta de base vegetal é o melhor contributo que podemos dar a nós próprios mas também à sociedade e ao planeta.

 

“A transformação para dietas saudáveis até 2050 vai requerer alterações substanciais na alimentação. O consumo global de frutos, vegetais, frutos secos e leguminosas terá de duplicar, e o consumo de alimentos como carne vermelha e açúcar terá de diminuir mais de 50%. Uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e com menos alimentos de origem animal confere uma melhor saúde e benefícios para o ambiente.”

Water Willet, Relatório EAT-Lancet, 2019.

 

Em todo o mundo, uma má alimentação é responsável por mais mortes do que todos os outros fatores de risco, incluindo o tabaco. Uma dieta de base vegetal saudável, rica em legumes, frutos, cereais integrais, leguminosas, frutos secos e sementes é a melhor forma de diminuir o risco de doenças crónicas, além de diminuir muito o impacto ambiental da nossa alimentação.

 

“A evidência aponta não só para a importância do consumo regular de produtos de origem vegetal, como para o facto de uma alimentação exclusivamente baseada nestes produtos ser igualmente ou até mais protetora da saúde humana.”

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, DGS, 2015.

 

Hoje, a principal causa de morte em todo o mundo são as doenças crónicas. Por outro lado, cerca de 80% dessas doenças poderiam ser evitadas caso tivéssemos um estilo de vida saudável (comer bem, fazer exercício, ter um peso saudável e não fumar). Nesta plataforma procuramos transmitir conhecimento rigoroso de forma clara, enquanto disponibilizamos programas e ferramentas que permitam converter todo esse conhecimento em poder pessoal e facilitar a melhoria de hábitos de estilo de vida. Para tal, disponibilizamos formações, artigos e vídeos com uma informação atual e prática sobre nutrição, saúde e ambiente.

Gabriel Mateus

Gabriel Mateus é o fundador da Eat2Care e da Associação Projeto Safira. O Projeto Safira é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 2013, que presta apoio a doentes oncológicos e promove ações de esclarecimento sobre a prevenção do cancro e promoção da saúde. Esta Associação surge como consequência de uma história pessoal de luta contra o cancro e contra as inúmeras adversidades encontradas para exercer o direito de participar na escolha do tratamento a seguir. Essa experiência inicial inspirou a criação de uma Associação que pudesse dar resposta aos problemas e desafios que estão relacionados com a doença, assim como promover uma participação mais ativa por parte dos doentes na decisão médica.

No âmbito das atividades promovidas pela Associação, Gabriel Mateus criou um curso teorico-prático sobre o papel da alimentação e estilos de vida saudáveis na prevenção do cancro e outras doenças crónicas com o nome “Fazer da Cozinha uma Farmácia”. No seguimento do seu trabalho sobre a relação entre cancro e alimentação, tem feito várias intervenções públicas em diferentes contextos sobre o assunto.

A Eat2Care é uma plataforma de serviços e produtos que visam promover estilos de vida saudáveis, facilitar a transição global para um paradigma alimentar sustentável e inspirar para uma participação ativa na sociedade.

Gabriel Mateus tem Mestrado em Nutrição Clínica (Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz), assim como um curso prático de Nutrição e Dietética (Instituto Profissional de Estudos da Saúde). Além disso é licenciado em Ciência das Religiões (Universidade Lusófona) com Mestrado em Western Esotericism (Universidade de Exeter) e deu aulas na Universidade Lusófona em cursos livres e no Mestrado de Ciência das Religiões.